Skip Navigation LinksCONTROLAR - Ajudando a melhorar o ar de São Paulo / A Inspeção / Regras da inspeção

Regras da Inspeção

DEVEM REALIZAR A INSPEÇÃO:

Todos os veículos registrados na cidade de São Paulo, independentemente de marca, modelo, tipo de combustível e ano de fabricação.

ESTÃO ISENTOS DA INSPEÇÃO:

• Ocorrerá a dispensa da inspeção no exercício do primeiro licenciamento.

• Veículos transferidos de outro Município ou do Distrito Federal para o Município de São Paulo, apenas e tão somente no ano de efetivação da transferência.

LICENCIAMENTO ANTECIPADO

Os veículos licenciados antecipadamente recebem o Certificado de Registro de Licenciamento, mesmo sem ter realizado a inspeção.

Mas atenção: O licenciamento antecipado não isenta o veículo da inspeção, que deve ser realizada seguindo o calendário.

Motorista que não realizar a inspeção ficará impedido de licenciar seu veículo no ano seguinte ou realizar transferência (de propriedade ou de município).

REEMBOLSO DA TARIFA DE INSPEÇÃO PARA VEÍCULOS APROVADOS

O reembolso da tarifa é responsabilidade e será realizado pela Prefeitura de São Paulo.

Para solicitar o valor relativo à inspeção de 2013, clique aqui (https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/) para ser direcionado ao site da Prefeitura.

Qualquer dúvida ou problema com a restituição deve ser encaminhada diretamente para a Prefeitura por meio do e-mail imreembolso@prefeitura.sp.gov.br

TAXA DE DESBLOQUEIO

VEÍCULOS QUE PERDERAM O PRAZO OU NÃO FORAM APROVADOS NA INSPEÇÃO EM 2012:

O agendamento da inspeção inspeção para o ano de 2013 do veículo que não realizou ou não foi aprovado na Inspeção Ambiental Veicular no ano de 2012, ficará condicionado ao pagamento do preço público de R$ 49,00 e do pagamento da tarifa referente a inspeção no valor de R$ 47,44.

VOLTAR